sexta-feira, 20 de abril de 2012

EDUCAÇÃO

"A educação não é um fórmula de escola, mas uma obra de vida" (Cèlestin Freinet)


Educar para a vida é obrigação de todo educador. Não é possível que a educação nunca mude de perfil, sempre siga pelos mesmos caminhos, pelos mesmos métodos que já estão ultrapassados e se tornaram insuficientes para suprir as necessidades especiais de cada estudante.

Chega de B-A= BA, chega de fingir que  está tudo bem porque há muito o que melhorar.

A educação precisa de um sentido maior que apenas saber ler e escrever. Não queremos mais voto de cabresto, nem escravidão, ou trabalho infantil. Queremos é vida, é alternativas, poder escolher entre o bom e o melhor, e não entre o pior ou o péssimo.

A educação é para a  vida, para formar cidadãos que saibam reivindicar seus direitos, lutar por seus objetivos e fazer suas próprias escolhas.

Não é suficiente ir para a escola para ser preparado, treinado, para passar no vestibular. Isto se torna massante, cansativo, tedioso. Para ir para a escola "treinar" todos os conteúdos para um futuro distante, muitos preferem sair da escola para trabalhar porque precisam pensar no presente, não podem passar fome por três anos, até que termine o Ensino Médio para tentar uma faculdade, principalmente porque a concorrência é gigante, as chances não são tantas assim, e as necessidades não podem esperar.


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário